quinta-feira, 5 de julho de 2012



BLOGUE DO ZECA


PAINÉIS SONOROS

         Estamos lançando nova tecnologia na maneira de se apreciar áudio.  Ela é fruto de estudos cuidadosos de acústica de ambientes.

         Os painéis sonoros utilizam tecnologia que dispensam a tradicional caixa sonora. Utilizando um determinado número de alto falantes ligados corretamente, podemos conseguir, sem o “empacotamento” das caixas, uma gama muito grande de sons, de 40 a 20.000 decibéis.

         Hoje em dia, os amplificadores fornecem toda a gama de som audível que se necessita. Os alto falantes também reproduzem essa mesma gama. Entretanto, os sinais graves perdem-se quando, com o alto falante ao ar livre, o som, que é gerado pela frente do cone encontra-se com o som gerado pela parte posterior do mesmo cone, porque o som de retaguarda tem o sinal trocado em relação ao som frontal. Como essas ondas são de propagação muito lenta, quando as posteriores são refletidas, por um obstáculo, elas acabam encontrando-se e, por causa do sinal invertido, anulam-se.

         As caixas de som, como as conhecemos, foram projetadas justamente para evitar que os sons graves frontais se encontrem com os de retaguarda.

         Com a sistemática utilizada nos painéis sonoros, esse conflito praticamente desaparece. Evidentemente, quando precisamos de frequências muito baixas, como no caso de um home theater, sempre podemos utilizar de um sub woofer. Para som ambiente, no entanto, os painéis são perfeitamente satisfatórios.

Pode-se dizer que os painéis são amigos dos arquitetos, pois podem ser instalados em qualquer ambiente, mimetizando-se com ele.

         Não havendo limitações acústicas para os painéis, eles podem ter o formato que se deseje. Podem também ser de qualquer material. A imaginação é o limite para o seu desenho.

         Assim, o material será de madeira, policarbonato, acrílico, PVC, metal ou qualquer outro material que se queira utilizar, desde que seja rígido.

         Os painéis podem ser suspensos do forro ou fixados em paredes. Podem ser apoiados em suportes, também. O único cuidado é que eles mantenham distância mínima de anteparos posteriores, para evitar som refletido. Um revestimento absorvente de som, em paredes, também é benéfico para um bom resultado acústico.

         A ligação dos painéis sonoros à fonte sonora pode ser feita com fios ou sem fios, analogicamente (por FM) ou digitalmente (por blue tooth).

Nenhum comentário:

Postar um comentário