sábado, 28 de julho de 2012














BANG & OLUFSEN: A VISÍVEL DIFERENÇA DO SOM

Empresa dinamarquesa de 1925 vira referência de design

“A diferença de um Bang & Olufsen para os outros aparelhos é que, enquanto os outros são só para ouvir, os Bang & Olufsen são também para ver”, declarou, certa vez, o publicitário Washington Olivetto.

Criada por Peter Bang e Svend Olufsen na Dinamarca em 1925, a empresa referência em áudio e vídeo tem como grande destaque seu desenho refinado. Tanto que o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMa, tem, em seu acervo permanente, aparelhos da marca – e, em 1978, apresentou a mostra “Design for Sound”, com 28 aparelhos desenhados por Jacob Jensen.

Mas não é só. O ícone da sofisticação volta toda sua atenção para a durabilidade do produto. “A Bang & Olufsen se preocupa em criar produtos para atender às necessidades do cliente e não em oferecer novidades sempre. Até por isso, diferente de todas as outras marcas de eletrônicos do mercado, lança, no máximo, três produtos por ano” conta Hélio Bork, representante da empresa no Brasil.


A criação é tão importante que esse setor da empresa é batizado de Idealand, ou seja, terra das ideias. Pioneira em combinar desenho com tecnologia, a marca foi a primeira fabricante de caixas acústicas a abolir o uso da madeira e passar a utilizar o alumínio.

Sempre em busca de novas soluções, a empresa  chama a atenção pela precisão  sonora, pela tecnologia de ponta e pela preocupação com a qualidade – o alto falante BeoLab 5, por exemplo, que ajusta  o som através de um sensor de acordo com o ambiente, demorou 20 anos para ser concluído.

Isso explica os novos modelos da B&O. Um aparelho de som como o BeoSound 9000, considerado o carro chefe da marca, não sai por menos de R$ 21.000,00. Não à toa. Projetado em 1993, o modelo só foi lançado depois de 3 anos de pesquisas e desenhos.

Com 15 anos de vida, o BeoSound 9000 continua com a alma da marca e tem sua produção quase 100% artesanal – o que resulta em quase três horas de fabricação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário