quarta-feira, 12 de setembro de 2012







acústica


Por Luiz Bruno Vianna


A área da Física que estuda o som é chamada de Acústica. Para entende-la melhor precisamos relembrar alguns conceitos: 

Onda: é a variação periódica de uma grandeza física. Uma onda é composta por: Crista: Pontos de maior intensidade, o topo da onda. Vale: Pontos de menor intensidade da onda.

Nível Médio: Pontos entre o as Cristas e os Vales. A distância entre a crista ou o vale e o nível médio é chamada amplitude (y). Já a distância entre duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos é chamada de comprimento de onda (λ). Onde: λ – Comprimento y – Amplitude O tempo que uma oscilação leva para se repetir é chamado período (T), medido em segundos(s). A frequência (f) significa quantas vezes uma oscilação se repete por unidade de tempo, medida em Hertz (Hz). Dessa forma: f = 1/t O Som é uma onda mecânica que possui a intensidade e frequência necessárias para ser percebida pelo ser humano.

Entendemos como onda mecânica uma onda que precisa de meios materiais, como o ar ou o solo, para se propagar. As frequências audíveis pelo ouvido humano ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz). Dentro desta faixa a encontram-se a voz humana, instrumentos, musicais, alto-falantes, etc.
 Abaixo de 16Hz temos os infra-sons, produzidos por vibrações da água em grandes reservatórios, batidas do coração, etc. Acima de 20kHz estão os ultra-sons emitidos por alguns animais e insetos (morcegos, grilos, gafanhotos…), sonares, aparelhos médicos e industriais.

 Os dispositivos que produzem ondas sonoras são chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam estão aqueles compostos por:

 Cordas vibrantes como violão o piano, as cordas vocais etc.  Tubos sonoros como órgão flauta, clarineta.  Membranas e placas vibrantes tal como o tambor  Hastes vibrantes como o diapasão, triangulo, etc. Podemos caracterizar os sons a partir de sua intensidade, altura ou timbre. 

A intensidade está ligada à quantidade de energia transportada pelo som. Desta forma, conforme a intensidade do som dizemos que ele é mais forte (a onda possui maior amplitude) ou mais fraca (a onda possui menor amplitude).

 A altura está relacionada com a freqüência do som. Assim distinguimos os sons mais altos como os de maior frequência (mais agudos) e os mais baixos como os de menor frequência (mais graves). As notas musicais buscam agrupar diferentes freqüências sonoras produzidas por um instrumento. 

O timbre corresponde ao conjunto de ondas sonoras que formam um som. O timbre permite diferenciar diferentes fontes sonoras, por exemplo é fácil perceber que o som de uma guitarra e de uma flauta são completamente diferentes. A velocidade do som no ar é de 340 m/s. A fórmula que relaciona velocidade, amplitude e frequência sonora é: V = λ . f 

Fontes: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol4/Num1/a10
http://www.algosobre.com.br/fisica/acustica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário